Notícia

Na terça-feira (5/12), na COP28, em Dubai, aproximadamente 100 organizações, entidades, povos e redes de 4 continentes realizaram o lançamento da Mobilização Popular pela Terra e pelo Clima, uma iniciativa conjunta para aumentar a pressão sobre os governos do mundo pela defesa dos povos tradicionais, dos territórios e do clima.  

O objetivo central da mobilização é incidir para que chefes de governo cumpram com suas responsabilidades diante dos acordos e recomendações pautadas nas COPs e adotem e assumam medidas e compromissos mais ambiciosos para resolver a crise climática a partir de seus países. 

Essa Mobilização dos Povos pela Terra e Pelo Clima Rumo a COP 30 é um processo de mobilização e articulação dos povos e entidades que se constrói na defesa dos territórios, na afirmação de leis que defendam os bens comuns e os direitos da natureza, na consagração dos direitos laborais e sociais, nas lutas por políticas públicas, pela justiça social e climática. Vamos estimular e apoiar todas as formas de luta: de reuniões a marchas, de demonstrações à desobediência civil, articulando-as globalmente. 

Assim, a mobilização global dos povos busca incidir através de grandes mobilizações, ações e vitórias territoriais, prévias e concomitantes, além COP 30 para ao incidir possa ser reconhecido a força dos povos e ser adotadas medidas para mudar o curso da história do clima e da vida no Planeta. Esta é a nossa luta e a nossa esperança. 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário