Na Semana do Meio Ambiente, o Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil realiza de 07 a 09 de junho, o Seminário Regional em preparação para a 14ª Romaria da Terra e das Águas, na casa de retiro Oásis, em São Luís. O evento reunirá diversas lideranças da Igreja Católica do Maranhão para refletir sobre a temática da ecologia integral e do cuidado com a casa comum.
A 14ª edição da Romaria da Terra e das Águas tem como tema: “Territórios Livres das Cercas, dos Trilhos e do Agronegócio”; e lema: “Vou plantá-los no seu chão de modo
que nunca mais sejam arrancados de sua terra”, extraído de Amós 9, 15. Dom Gilberto Pastana, arcebispo de São Luís e presidente do Regional Nordeste 5, explica que o tema da romaria deste ano, apresenta dois projetos de construção da vida e da sociedade: “Projeto que gera vida que gera liberdade, participação, gera a fraternidade.
E um projeto que gera concentração, competição e desigualdade e evidentemente a morte, um projeto que é violento, um projeto que é imposto pelo poder econômico da ganância, do poder… Nós temos possibilidade de crescer na nossa experiência naquilo que nos move, naquilo que nos faz dar sentido à vida”, afirmou.
De acordo com a Equipe de Articulação das Pastorais Sociais/Repam do Regional Nordeste 5, o seminário regional é voltado para todas as pastorais, organismos e movimentos, e terá um cunho preparativo para a 14ª Romaria que acontece no dia 02 de agosto, na cidade de Santa Inês, na diocese de Viana.
Ao longo dos anos, a Romaria da Terra e das Águas do Maranhão tem sido um espaço de resistência, e também um espaço de celebrar a existência pelo bem viver dos povos.
Seminários
Todas as Igrejas particulares do Maranhão realizaram seminários diocesanos preparativos refletindo o tema central desta 14ª romaria. E, após este período se encontrarão no seminário regional como uma só Igreja. A Igreja Católica no Maranhão.