Foi lançado nessa semana o edital para submissão de artigos científicos para a 4ª Semana de Estudos Amazônicos/Semea. Os trabalhos deverão ser enviados para a organização da atividade até o dia 9 de setembro, por meio do sistema Publica Direito do CONPEDI.
Com o objetivo de sensibilizar comunidades acadêmicas e sociedades civis não amazônicas para os principais temas de debate no universo amazônico, e assim garantir a participação, visibilidade e articulação de povos tradicionais em espaços fora da Amazônia, o evento deste ano ocorrerá entre os dias 29 de outubro e 1º de novembro, em Belo Horizonte, na Dom Helder Escola de Direito e na Faculdade dos Jesuítas (FAJE), com atividades também no Colégio Loyola.
A programação contará com a participação de representantes de povos tradicionais da Amazônia, gestores públicos e pesquisadores, buscando promover o intercâmbio de saberes e dar visibilidade aos desafios amazônicos em todo o contexto nacional. Serão realizados painéis, apresentações de trabalhos acadêmicos, oficinas, palestras, rodas de conversa e atividades culturais.
A Semana de Estudos Amazônicos/Semea nasceu em 2016, de uma provocação por parte dos integrantes do Projeto Pan-Amazônico da Conferência dos Provinciais da América Latina (CPAL) aos interlocutores da reitoria da Universidade Católica de Pernambuco (Unicap) e ganhou abrangência nacional com o concomitante nascimento do Observatório Nacional de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida (Olma) e o apoio da Rede Eclesial Pan-Amazônica (Repam-Brasil), que hoje organizam a atividade em parceria com as instituições que acolhem a Semana.