A voz da Amazônia e um apaixonado por aquele território. Assim é reconhecido o Cardeal Cláudio Hummes em algumas das homenagens que recebe, hoje, por ocasião da celebração dos seus 85 anos de vida. Muito querido em toda a Igreja da região por sua atuação profética e defesa do território e dos povos, ele é o presidente da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM e o presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia/CEA da CNBB.

Com engajamento profético e testemunho de compromisso com a Igreja, o Cardeal, que foi nomeado pelo Papa para ser o relator do Sínodo para a Amazônia, a ser realizado em outubro, também celebrou 61 anos de sacerdócio e serviço ao povo de Deus no último sábado (03).

Silencioso, contido, atencioso, mas com atuação firme, Dom Cláudio, como é carinhosamente chamado por muitos, nasceu na cidade de Montenegro, no estado do Rio Grande do Sul. Foi ordenado padre em agosto de 1958 e sagrado bispo em março de 1975. Com o lema escolhido para seu apostolado “OMNES VOS FRATRES” (Todos são irmãos), atou em diversas dioceses e arquidioceses do Brasil, além de lecionar e contribuir em diferentes setores da Igreja, no Brasil e no mundo, e da sociedade.

O Cardeal Cláudio Hummes, por ocasião de seu 85º aniversário recebeu, por meio da REPAM-Brasil, uma série de homenagens e lembranças, como as que seguem a seguir:

 

Estimado Dom Cláudio,

Nós, bispos na Igreja do Maranhão, queremos expressar a nossa alegria e gratidão pelo dom de sua vida nesta ocasião dos seus 85 anos.  Somos tocados e beneficiados pela sua grande paixão revelada no seu ministério: o amor pela Amazônia. Fazemos votos de que os seus esforços sejam coroados com os frutos do Sínodo, que irrigarão esta terra fazendo transbordar às águas do dom da fé, da justiça e da solidariedade entre nossos povos e revigorando o testemunho de esperança de nossas Igrejas. Que Nossa Senhora, Mãe da Amazônia, seja sempre a sua inspiração e proteção.

Dom Sebastião Bandeira Coelho – bispo de Croatá/MA e presidente do Regional Nordeste 5 da CNBB

 

Dom Edson Damian, bispo de São Gabriel da Cachoeira/AM e presidente do Regional Norte 1

 

Querido Dom Cláudio, desde CAFOD, desejamos um feliz aniversário. Que Deus continue presente em sua vida inspirando e dando-lhe muita  força. Desejamos que a graça divina continue guiando o seu caminho nesta jornada de luta pelo respeito aos povos e à natureza amazônica. Que Deus o bendiga hoje e sempre. Com muito carinho,

Cecília Iorio – representante da CAFOD para o Brasil

 

Dom Roque Paloschi – presidente do CIMI

 

Querido dom Cláudio, agradecemos juntos a Deus por hoje festejarmos seus 85 anos! Que alegria! Que Ele continue lhe dando, ainda por muitos anos, aquele brilho nos olhos e na alma para nos iluminar e traçar nossas rotas. O Sínodo de outubro será, sim, dos povos amazônicos, mas graças ao senhor, é  também de todos nós, ‘néo-amazônicos’ abençoados  por seu corajoso compromisso. Parabéns, do fundo do coração.

Cristiane Murray – vice-diretora da Sala de Imprensa da Santa Sé

 

Felício Pontes – Procurador Regional da República

 

Querido Dom Claudio Hummes, feliz aniversário!

Completar 85 primaveras é uma dádiva de Deus. Que Ele, em seu infinito amor e misericórdia, lhe conceda muita força e coragem para seguir sua missão, somando seu quintal com o nosso, na defesa e no cuidado de nossa Casa Comum. Gratidão pela sua presença amorosa e solidária no chão amazônico. Abraço.

Diego Aguiar – jovem da Arquidiocese de Manaus e membro do Eixo de Formação e Métodos Pastorais da REPAM.

 

Moema Miranda – assessora da REPAM-Brasil

 

Salve, Dom Cláudio! Que bom ter você conosco, sendo testemunha da paixão pelo Reino da vida, o Reino oriundo do Deus Criador, cuja beleza está bem arraigada na tão linda e disputada Amazônia. Tenha um aniversário feliz, pois sua vida é um imenso dom para todos nós que cuidamos do bem comum! Viva a vida!

Ir João Gutemberg – religioso marista e membro da equipe de Formação e Métodos Pastorais da REPAM

 

Padre Raimundo Vanthuy Neto – Diocese de Roraima 

 

Meu caríssimo Dom Claudio,

Diz o salmo 90 que rezamos sempre de novo em nosso breviário: “Pode durar setenta anos nossa vida, os mais fortes talvez cheguem a oitenta” (Sl 90,10). O senhor já ultrapassou todas essas promessas e todos nós agradecemos a Deus pelo dom de sua vida, verdadeira dádiva divina para o nosso Brasil, em especial para a Amazônia. Dizia o célebre psiquiatra vienense Viktor Frankl: “Quem tem um ‘porquê’ enfrenta qualquer ‘como’“. O seu ‘porquê’ é o amor incondicional a Deus e ao Povo de Deus. Não fez de sua “emeritude” um repouso idílico em algum convento aprazível. O contínuo empenho em favor de uma grande causa não diminui sua vitalidade, antes aumenta o seu entusiasmo. Penso que pode repetir as palavras de São Paulo: “Pela graça de Deus sou o que sou: e sua graça em mim não foi estéril. Mais do que todos eles, trabalhei; não eu, mas a graça de Deus que está comigo” (1 Cor 15,10).

AD MULTOS ANNOS! Paz e Bem!

Dom Erwin Krautler – bispo emérito da Prelazia do Xingu

 

Dom Canísio Klaus – bispo de Sinop/MT e presidente do Regional Oeste 2 da CNBB

 

Nós, da equipe REPAM-Brasil, agradecemos a dedicação, apoio, trabalho e carinho que o senhor tem pela Amazônia. Pedimos as bençãos de nossa senhora de Nazaré, rainha da Amazônia, dando-lhe muita força e sabedoria, principalmente agora nesse momento de serviço ao Sínodo para a Amazônia. Acreditamos na coragem, engajamento e paixão que o senhor tem pela Amazônia e seus povos, seu testemunho nos encanta e fortalece nosso trabalho e missão. Parabéns pelos seus 85 anos de vida e 61 anos de dedicação à Igreja.

 Equipe REPAM-Brasil

 

Caro irmão, Dom Cláudio Hummes,

Com toda a nossa Igreja na Amazônia, de modo especial no Regional Norte 2 (Pará e Amapá), quero lhe parabenizar por esta data feliz em que juntos, como família eclesial, louvamos a Deus pelo dom da sua vida. É um presente para todos nós a generosidade que brota do seu coração, espalhando o bem, a justiça e serenidade em nosso meio. Desejamos felicidades, sabedoria e saúde. Deus o abençoe cada vez mais.

Dom Bernardo Johannes Bahlmann – bispo de Óbidos/PA e presidente do Regional Norte 2 da CNBB

 

Dom Claudio é um príncipe da Igreja. Elegante, culto, respeitoso, um verdadeiro cardeal. Escolhido pela presidência da CNBB como presidente da Comissão da Amazônia, colocou toda a sua experiência de vida a serviço do povo amazônico que ele adotou, visitou, conheceu, valorizou, colocando-o na mídia, a ponto de suscitar a ira dos poderosos. Poderia ter ficado num belo escritório lendo relatórios, e faria isto com maestria, mas não, foi a campo, junto com os bispos da Amazônia, com os padres, com missionários e missionárias, singrando as águas dos igarapés, paranás, lagos, para ver com os próprios olhos a situação de vida do povo. Chegava de mansinho, numa simplicidade que contrastava com os títulos que possui, com a fama de ser amigo do papa Francisco. […] Parabéns Dom Claudio. Que o Senhor lhe dê a graça de se alegrar no Sínodo para a Amazônia. (Texto na íntegra, clique aqui)

Dom Sérgio Castriani – Arcebispo de Manaus

 

Nosso Regional Noroeste quer se unir a todos os povos da Amazônia, neste dia, dando graças a Deus pela vida, vocação e missão de Dom Cláudio e, sobretudo, pela sua entrega, dedicação, defesa e serviço em favor de todos os amazonenses. Que Deus lhe recompense na sua bondade infinita com a abundância de sua graça, e muitos anos de vida, paz e felicidade para continuar servindo à Igreja neste chão amazônico. Com nossas orações e abraço fraterno. Muito obrigado por tudo!

Dom Joaquín Pertiñez Fernández – bispo de Rio Branco/AC e presidente do Regional Noroeste da CNBB

 

Dom Cláudio Hummes,

Obrigado por fazer-se ao largo

Com singeleza entrar no barco

Na custódia de nossa gente

Na corda da berlinda ou na maré enchente.

Dom Cláudio Hummes,

Obrigado por sua vida ser uma peregrinação sagrada

Nosso Pastor na caravana solidária

Voz profética a serviço da Vida, dos pequeninos e da Casa Comum! (Leia o texto na íntegra aqui)

Benedito de Queiroz Alcântara – REPAM / Diocese de Macapá

 

 

Caro irmão e amigo, Dom Cláudio,

“Não cesso de dar graças a Deus por vós” (Ef 1, 16)

Gostamos muito deste provérbio, de autor desconhecido, que diz: “tudo começou a dar certo quando eu parei de pedir chorando e passei a agradecer sorrindo”.

Inicialmente, pedimos desculpas pela informalidade com que nós, bispos dos Regional Norte 3, nos associando aos outros bispos dos Regionais da Amazônia Legal, em espírito de sinodalidade, nos dirigimos ao senhor, para cumprimentá-lo pela passagem dos 85 anos de existência.

O senhor exerceu muitas missões de maior relevo social e talvez mais prazerosas. Mas, com certeza, o coroamento de todas elas foi quando vestiu a camisa da Amazônia e assumiu, de bom grado, o seu cuidado e a sua defesa. Com certeza na Amazônia o senhor exerceu a irmandade franciscana.

Quando sentirmos o peso dos anos passarem, quando as doenças e as dores vierem nos visitar, não tenhamos medo de, como Maria, entoar o nosso cântico de louvor. Permitam-nos fazer nossas as sábias palavras do papa Francisco na carta aos sacerdotes, para encorajá-los e apoiá-los na vida e na missão: “Deixemos que seja a gratidão a suscitar o louvor e nos encoraje mais uma vez na missão de ungir os nossos irmãos na esperança; nos encoraje a ser homens que testemunhem com a sua vida a compaixão e misericórdia que só Jesus nos pode dar”.

Os nossos augúrios e parabéns dos irmãos e amigos bispos do Norte 3: Tocantins, Pará e Mato Grosso. Que o Deus da vida dê ao senhor muito mais anos de vida e muito mais vida nos seus anos.

Unidos num só coração e na mesma missão.

Salve oito de agosto!

Dom Pedro Brito Guimarães – bispo de Palmas/TO e presidente do Regional Norte 3 da CNBB

 

 

Dom Mário Antônio – bispo de Roraima e 2º vice-presidente da CNBB

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário