Resgatando o lema principal da Rede Eclesial Pan-Amazônica – REPAM, “Pan-Amazônia: fonte de vida no coração da Igreja”, o Boletim Informativo 2021/1 recolhe elementos da vivência e trabalhos realizados no primeiro semestre de 2021 em diferentes espaços de atuação da Rede.

A Rede Eclesial Pan-Amazônia – REPAM lançou nesta terça-feira, 24 de agosto, o Boletim Informativo da Rede. A publicação reúne ações e as atividades vivenciadas pela REPAM neste primeiro semestre de 2021.

Clique aqui e acesse a íntegra da publicação

Como REPAM, somos chamados pelo Espírito a comprometer-nos, desde a nossa MISSÃO de responder, na medida das nossas possibilidades, às necessidades, fragilidades e ameaças dos territórios e dos povos, em particular dos indígenas. E isso através da inserção-encarnação, acompanhamento, escuta dos gritos da terra e dos povos, na defesa e reconhecimento de sua autonomia, autogoverno e seus direitos individuais e coletivos e de lideranças ameaçadas.

Para isso, queremos seguir fortalecendo as alianças com os povos (indígenas, camponeses, ribeirinhos, quilombolas, e outros) e suas comunidades. Isso tanto no interior dos territórios como nas cidades, intensificando o trabalho eclesial de rosto amazônico (mulheres, jovens e leigos/as) e de incidência em várias esferas: local, nacional, regional e internacional.

Organização do Boletim

A primeira seção apresenta, a partir da Presidência e Secretaria Executiva, alguns “ritos de passagem”, como a Ampliação da Presidência, a nova Secretaria Executiva em Manaus, temas transversais e frentes de trabalho a nível interno.

Na segunda seção, cada REPAM Nacional (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Guiana Francesa, Peru e Venezuela) apresentaram parte do caminho realizado no primeiro semestre, desde a diversidade e realidade própria de cada país.

Os eixos e núcleos temáticos partilham os avanços dos trabalhos e articulações realizados, como se pode ver na terceira parte do Boletim: Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais; Direitos Humanos e Incidência; Igreja em Fronteiras; Comunicação para a Transformação Social; Justiça Socio-Ambiental e Bem Viver; Mapeamento e Pesquisa; Mulheres, Redes Internacionais; Formação e Métodos de Acompanhamento Pastoral, que conta com algumas linhas/núcleos de atuação: Juventudes, Rede Itinerante, Agenda Universidades & Amazônia e Educação Intercultural.

Na parte final, titulada “Em Caminho…”, são apresentados pontos importantes do recorrido da Rede e algumas projeções: Avaliação Externa da REPAM, Planejamento Global, Assembleia Mundial pela Amazônia, Conferência Eclesial da Amazônia – CEAMA; Proteção e Salvaguarda de pessoas em situação de Vulnerabilidade Social.

Caminhando Juntos e Juntas

Assim caminha a REPAM: aprofundando seu caminho na dinâmica inspirada pelo Sínodo Amazônico e pelo processo de discernimento realizado em 2020. Fortalecendo sua identidade e buscando iluminar seu caminho com a contribuição de todos e todas que se comprometem com essa experiência da missão exercida em rede, em caminhada socio-eclesial e sinodal.

Fonte: Comunicação REPAM-Brasil com informações da REPAM 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário