A Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil realizou no sábado, 10 de abril, o primeiro encontro da Caravana Formativa Virtual. O curso, que tem como objetivo capacitar lideranças no conhecimento, na reflexão e na multiplicação dos conteúdos do processo sinodal, terá certificação pela Universidade Católica de Brasília (UCB).
Lideranças diocesanas e paroquiais, agentes de pastoral, religiosos, padres e seminaristas presentes no território da Amazônia participaram do encontro “Conversão integral e conversão pastoral” do Curso I, que tem como tema “Novos caminhos para a Igreja – um projeto à luz do documento final do Sínodo para a Amazônia”.
A primeira etapa foi conduzida pela assessora da REPAM-Brasil, Márcia Oliveira, que, durante o curso, enfatizou a necessidade de se fazer memória de todo o processo sinodal e escuta dos clamores, lutas e esperanças dos povos da Amazônia.
Paulo Martins, coordenador de articulação da REPAM-Brasil, explicou que o itinerário foi construído a partir da metodologia da educação popular e adaptado para o espaço virtual. Também ressaltou que, além do processo formativo, uma série de vídeos e podcasts serão produzidos a partir dos conteúdos ministrados no curso, e disponibilizados posteriormente nos canais de comunicação da REPAM-Brasil.
Em junho, inicia-se a segunda etapa com o tema “Querida Amazônia e os sonhos do Papa Francisco”. Na terceira etapa, em agosto, os participantes discutem os “Direitos dos povos da Amazônia à luz do Sínodo”.