Após o início da pandemia em março de 2020, os trabalhos pastorais nas diversas dioceses do país tiveram que ser suspensos. Já no segundo semestre de 2021, os projetos de evangelização retomam gradativamente. Neste ponto, encontra-se o retorno presencial do Encontro de Comunicadores do regional Nordeste 5, embora com restrições de público, os participantes puderam ter seu momento de fortalecimento espiritual, troca de experiências e novos aprendizados.
“O Encontro regional da pascom NE5 foi um momento de encontro e reencontros, com a minha segunda participação. Pudemos partilhar algumas experiências vivenciadas neste tempo de pandemia, tempo que nos fortaleceu quanto ao desenvolvimento da missão da pascom, que nos desafiou a utilizar dos recursos tecnológicos disponibilizados para realizar a missão a princípio nas diversas plataformas digitais”, afirmou Elsilene Lima, coordenadora da pascom da Diocese de Grajaú.
Ocorrido em setembro, a participação ficou restrita aos coordenadores de Pascom das doze arqui(dioceses) do Maranhão, a saber: Caxias (3), Grajaú (4), Balsas (1), Coroatá (2), São Luís (5), Bacabal (2), Viana (2), Imperatriz (3) e Zé Doca (1). Houve ainda a transmissão de lives pelos canais oficiais da pascom Maranhão para os comunicadores que não puderam comparecer presencialmente. Entretanto, o diferencial deste encontro foi a participação dos seminaristas que são responsáveis pela comunicação das suas casas formativas.
E este diferencial chamou atenção de Elsilene. “O envolvimento neste ano da presença dos seminaristas foi também uma iniciativa de experiência marcante, e isso demonstra que a missão da pascom está além de um trabalho somente de divulgação e produção, mais de comunhão, de partilha e interação pastoral”, disse.
No encontro, os seminaristas puderam refletir sobre o serviço de comunhão, com vistas para a Pascom nas paróquias, com a assessoria do jornalista Ricardo Alvarenga. Dessa forma, gerou-se uma maior proximidade entre os seminários e a pascom regional.
Toda a dinâmica do encontro foi pensada de forma a contemplar os quatro eixos da Pastoral da Comunicação: Articulação, Produção, Formação e Espiritualidade. Além de momentos de partilha das dioceses, promovendo um Processo de Escuta entre os comunicadores e a atual coordenação da Pastoral da Comunicação do regional Nordeste 5.
Fonte: Comunicação Regional NE5