A Agenda Universidade e Amazônia é um instrumento de planejamento participativo para mobilizar nossas IES na pauta socioambiental proposta pela Laudato Si’.

Propõe-se que a implementação seja realizada da seguinte forma:

– As instituições proponentes organizam e dinamizam o Fórum Permanente da Agenda Universidades e Amazônia – 2019 – 2029.

– A IES (pode) orientar o processo de planejamento participativo a partir do Fórum Permanente da Agenda Universidades e Amazônia – (2019-2029). Este Fórum é dinamizador da construção do Plano Local nas IES, definindo as prioridades locais por meio de projetos e ações de curto, médio e longo prazo, bem como os meios de implementação e as responsabilidades das áreas e/ou setores da IES.

– A Pastoral Universitária é a responsável por animar e acompanhar os projetos e ações.

– A elaboração e execução do Plano Local é um marco de compromisso da IES, que justifica o Termo de Cooperação entre REPAM/CNBB-Setor Universidades/ANEC e a IES. Neste Termo constam os indicadores específicos sobre as pautas socioambientais exigidos pelo Ministério de Educação, na avaliação das instituições e dos cursos

– Este Termo de Cooperação ajudará no reconhecimento e acompanhamento das ações. Ele pode ser permanente conforme a caminhada da IES. Será necessário um responsável para zelar por esta rede das IES, acompanhando às suas ações, principalmente, como canal de comunicação e registro.