Notícia

Por Luis Miguel Modino

Os caciques e cacicas das Terras Indígenas EWARE I e EWARE II se reuniram de 01 a 04 a de dezembro de 2022 em Belém do Solimões para realizar sua II Assembleia Geral. No encontro se fizeram presentes lideranças de 30 comunidades, destacando os jovens e as mulheres.

Entre os pedidos surgidos na Assembleia, os organizadores destacam a urgência de ter uma verdadeira Universidade presencial, insistindo em que não seja on-line, em Belém do Solimões. Junto com isso, eles insistiram na necessidade de ter mais cursos profissionalizantes para os jovens que estão se perdendo no alcoolismo, drogas e suas tristes consequências.

Também foi destacada a presença de diversas denominações religiosas (Igreja Católica, Irmandade da Santa Cruz, Assembleia de Deus, Igreja Batista, Igreja Adventista…). Eles estiveram reunidos num verdadeiro diálogo, buscando caminhar juntos em prol da Vida Plena dos povos, especialmente dos jovens. Elementos que foram expressos no momento de oração, onde na língua ticuna, eles cataram: “Wü’igü tchi i puracüẽgü, rü tataẽgü…” (“quando trabalhamos juntos somos felizes, meu trabalho é o teu trabalho e o nosso trabalho é o trabalho de Deus!”).

A Assembleia foi oportunidade para tomar decisões em relação a 2023, buscando assim organizar cursos e ações práticas em prol da conservação da floresta, dos peixes, avicultura indígena, fábrica de açaí e frutas. Também em relação com a luta contra o aumento do lixo e do alcoolismo, e sobre a Rádio Indígena, dentre outras questões.

A Assembleia foi organizada pelas Associações ADACAIBS e MAPANA, que agradeceram as voluntárias e voluntários da “Equipe das Panelas” pelo seu generoso e grande trabalho, como também os pescadores e as tantas famílias indígenas que colaboraram com seus alimentos. Também reconheceram o apoio das instituições parceiras nas lutas: Frades Menores Capuchinhos, Paróquia São Francisco, Diocese, FUNAI, CIMI, UEA, UFAM, IFAM, NESAM.

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário