As juventudes da área 1 do regional Norte 2 da CNBB fizeram seu encontro de escuta em preparação ao Sínodo para a Amazônia. O encontro ocorreu no Centro Arquidiocesano de Pastoral Juvenil, em Ananindeua/PA, entre os dias 21 e 23 de dezembro.
A escuta teve a presença de mais de 40 jovens de diversos segmentos e identidades, como congregações religiosas, comunidades quilombolas, indígenas, membros da Pastoral da Juventude, da Caju, de Novas Comunidades e do Setor Juventude. Acompanhou o evento o bispo auxiliar de Belém e referencial para a Pastoral Juvenil do regional Norte 2, dom Antônio de Assis Ribeiro, e o jovem Lucas Galhardo (à direita na foto), um dos auditores da Assembleia do Sínodo dos Bispos que foi realizada em Roma, no mês de outubro, com o tema “Os jovens, a fé e o discernimento vocacional”.
Na perspectiva de apontar “Novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”, os jovens expuseram como desafios nesta escuta a necessidade de a Igreja ser “acolhedora e que possa acompanhar e dar mais confiança aos jovens”.
A área 1 do regional Norte 2 é composta pela arquidiocese de Belém, as dioceses de Bragança, Abaetetuba, Cametá e Castanhal e as prelazias de Ponta de Pedras e Marajó.