Na diocese de Tocantinópolis/TO, um projeto com duas ações está sendo desenvolvido com o apoio da Diocese e da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil. A primiera conta com uma horta comunitária, na perspectiva das hortas em quintais no contexto urbano, no setor Tereza Hilário, na cidade de Araguaína. A segunda, trata-se do cultivo de melancias na cidade de Tocantinópolis. Projetos que valorizam a agricultura familiar e a autossustentação das comunidades.

O objetivo do projeto é implantar o cultivo da cultura da melancia, abobora e dar suporte técnico, adubação e sementes para hortaliças em quintais na diocese, favorecendo as famílias em situação de vulnerabilidade social, a oportunizando a melhoraria das condições de alimentação e complementação da renda familiar.

 Segundo Dom Giovane, bispo local, atualmente a horta comunitária de Araguaína, para o cultivo das hortaliças e verduras, é desenvolvida numa área pública, pertencente à prefeitura municipal. “Optamos por apoiar um projeto já existente por causa da organização das mulheres que já vem caminhando há alguns anos e nós estamos ajudando no sentido de ampliar, incrementar, aumentar as dimensões dele”, esclareceu o bispo.

A horta em quintais nasceu ligado à Pastoral da Criança e hoje conta com o trabalho direto de 5 famílias. “Certamente a ação dessas mulheres beneficia outras tantas famílias do bairro, desde parentes próximos ou outras pessoas que compram ou recebem doação de uma verdura saudável, sem agrotóxico, apenas com adubação orgânica”, explicou Dom Giovane.

Na execução do projeto está sendo ampliando o espaço com a construção de uma cerca, onde será alargando o espaço da horta, já que o espaço publico é maior do que o hoje ocupado. Uma segunda atividade é fazer a cobertura de uma parte da área em que são feitos os canteiros para ampliar a variedade da produção. Um terceiro ponto do projeto é o oferecimento de adubação orgânica para a horta.

“Com a pandemia, não temos condições de sentar com a comunidade para conversar sobre a importância de uma alimentação saudável, apenas com as mulheres envolvidas no projeto, no plantio e cultivo das hortaliças, e sempre na horta”, comentou Dom Giovane sobre o acompanhamento dos trabalhos. “Sem dúvida, com a ampliação do espaço e área coberta elas vão ter a possibilidade de cultivar outras hortaliças, frutas e verduras, como é o caso do abacaxi. Irão ampliar a possibilidade de ofertas”, comemorou o bispo sobre os impactos do projeto para a comunidade.

A outra ação do projeto das comunidades que conta com o apoio da diocese e da REPAM-Brasil é o do plantio de melancias, que está sendo realizado em uma pequena área que a diocese tem em Tocantinópolis. Estão diretamente envolvidos no plantio da melancia 3 famílias, particularmente os homens. Segundo Dom Giovane, a melancia é uma fruta que se alcança o resultado da maturação já com 70 dias. “Esperamos que tenhamos êxito rápido, porque dentre as famílias que estão sendo beneficiadas com o projeto, uma delas já tem a prática do plantio”, argumentou o bispo.

“Como diocese estamos oferecendo a terra, a instalação de água, que é uma demanda maior”, continuou Dom Giovane. Foi construído, ainda, o suporte para a caixa d’agua para a irrigação que é feita por gotejamento, o que garante um baixo uso de água. Esta nova ação está na sua fase de implantação. “Já foi feito o gradiamento do espaço, a instalação hidráulica para irrigação por gotejamento, o plantio de 1000 sementes e essas sementes já nasceram”, comemorou.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário