Notícia

 

O presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner, OFM e  o presidente da REPAM-Brasil, dom Evaristo Pascoal Spengler, OFM, em carta enviada à sociedade, pedem que candidatos a cargos públicos nas atuais eleições se comprometam com o cuidado e a proteção da Amazônia.

Por Rosa M. Martins

Por ocasião do Dia da Amazônia, celebrado neste dia 05 de setembro, presidente da Comissão Episcopal Especial para a Amazônia e arcebispo de Manaus, AM, Cardeal Leonardo Ulrich Steiner e o presidente da REPAM-Brasil e bispo da Prelazia de Marajó, PA, divulgaram uma mensagem dirigida a toda a sociedade, na qual pedem aos candidatos a cargos públicos nas atuais eleições que se comprometam com o cuidado e a proteção da Amazônia.

Com o título “Tempo de sonhar: uma política para o bem comum na Amazônia” , a mensagem, os bispos enfatizam que “comprometidos com a defesa da vida, da dignidade e da cultura dos povos da Amazônia, nós, em nome dos bispos da Amazônia legal brasileira manifestamos nosso repúdio às lideranças políticas, em todas as esferas de poder, que defendem ou promulgam projetos de morte na Amazônia, como a concentração e grilagem da terra, a liberalização do garimpo, a mineração em terras indígenas, o marco legal. Apoiar lideranças que agem assim é tornar-se cúmplice de sua abominável prática”.

A mensagem ainda enfatiza que “a campanha eleitoral protagonizada pelas candidatas e candidatos permite à sociedade brasileira conhecer suas propostas e o quanto estão comprometidos ou não com a promoção da vida e da dignidade humana, com a efetivação de políticas públicas eficazes, com o cuidado integral com nossa Casa Comum, a Mãe Terra e com o bem comum, objeto da verdadeira política. A floresta, a terra, os rios, o clima, a chuva são um bem de todos, nunca nos esqueçamos disso. Somos todos convidados a tomar parte deste momento histórico. A possibilidade da participação no processo democrático é sempre uma ocasião de esperança e de reconstrução dos compromissos com a cidadania e com o bem comum”, diz trecho da mensagem”.

Leia a íntegra:

4 Comentários

  1. Continuo pedindo aos politicos e ao povo de colocar a MESMA PAIXÃO E DETERMINAÇÃO E COMPROMISSO em defender a vida humana desde a concepção pois nesta nossa terra amazinica a vida é gerada quando as mulheres são muito novas e precisam da proteção da familia, da escola, da sociedade, dos politicos que protejam estes filhos ” da floresta, seja de arvores e rios seja da floresta de pedras nas cidades .
    A vida humana é sagrada, mais do que a floresta e rios, pois cabe a nós que já nascemos defender a CRIAÇÃO, A MÃE TERRA, , A NATUREZA, sem proteger os mais pequenos e frageis, nossas lutas são pretestos de apoio a uma ideologia: Papa Francisco sonha com uma igreja com rosto amazonico que defende os que são esqiecido e destruidos. D. Giuliano biso de Parintins

  2. Excelente texto. Quisera que os bispos do Brasil determinassem que a carta seja lida em todas as celebracoes em um final de semana, para que o povo seja informado e orientado a votar da melhor maneira possivel.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário