A Universidade Nacional de Rosário (UNR) concedeu o título de Doutor Honoris Causa ao presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), cardeal Dom Cláudio Hummes, nesta quinta-feira (17), em cerimônia online. 

Dom Cláudio Hummes foi agraciado por seu testemunho e dedicação na escuta dos clamores da terra, dos gritos dos pobres e dos povos da Amazônia.  

Durante a cerimônia, também foi realizada a leitura da carta enviada pelo Papa Francisco ao cardeal Dom Cláudio Hummes. Na mensagem, o pontífice afirmou que está “feliz com esta decisão porque se trata de dar graças a Deus e à vida por nos dar esses companheiros de estrada, esses líderes que têm a coragem de abrir caminhos e provocar sonhos; a coragem de ficar sempre olhando para o horizonte, os problemas e as dificuldades do caminho”. 

Clique aqui e acesse o PDF da carta enviada ao cardeal 

Para o Papa Francisco, o cardeal Cláudio Hummes é “um homem de esperança e semeador de esperança”. Na mensagem, o pontífice também expressou sua gratidão ao cardeal e afirmou que deve muito a Dom Cláudio pelo “exemplo que me deu durante a sua vida”.  

Dom Cláudio agradeceu as palavras do Santo Padre e afirmou não ser “merecedor” de tanto apreço. “Não creio ser merecedor de tal distinção, mas fico feliz em representar as vozes dos povos amazônicos”, afirmou o cardeal.  

O Título 

Honoris Causa é uma expressão em latim usada atualmente como um título honorífico, que significa “por causa de honra”. É utilizado quando uma universidade de prestígio deseja conceder um título de honra para uma personalidade de grande destaque ou importância por seu trabalho, virtude ou mérito. 

Trajetória 

O cardeal Dom Cláudio Hummes nasceu em Montenegro (RS), em 1934. Cursou filosofia no Convento São Boaventura, em Garibaldi (RS) em 1954, e teologia em Divinópolis (MG), em 1958. Possui doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Antonianum.  

A ordenação episcopal de dom Cláudio Hummes aconteceu em Porto Alegre (RS), em 1975. Foi bispo da Diocese de Santo André, no ABC paulista. Em 1996, tornou-se arcebispo de Fortaleza, onde permaneceu pouco mais de um ano. Em 1998, foi escolhido para suceder Dom Paulo Evaristo Arns em São Paulo. Foi nomeado Cardeal Presbítero do Título de Santo Antônio de Pádua na Via Merulana, em 2001, pelo Papa João Paulo II. Dom Cláudio também foi presidente da Rede Eclesial Pan-amazônica – REPAM. 

Dom Cláudio esteve à frente da Arquidiocese de São Paulo até 2006, quando o Papa Bento XVI o nomeou Prefeito da Congregação para o Clero, no Vaticano. Em 2010, o Papa Bento XVI aceitou seu pedido de renúncia por limite de idade. Atualmente, Dom Cláudio é o presidente da Comissão Episcopal para a Amazônia da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) e da Conferência Eclesial da Amazônia (CEAMA). 

8 Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário