Notícia

Duas atividades mobilizaram adolescentes e jovens neste início de ano, em Viseu/PA, na diocese de Bragança/PA. Entre os dias 4 e 6 de janeiro, o Grupo de Animação Missionária (GAM) visitou 19 comunidades para levar a proposta da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil de cuidado da casa comum e convidar para uma roda de conversas, marcada para o dia 18 de janeiro. Na última sexta-feira, os jovens da paróquia Nossa Senhora de Nazaré responderam ao convite e participaram da atividade.

O trabalho missionário do GAM com participação de membros do comitê local da REPAM-Brasil começou cedo. Às 7h, vários jovens em suas bicicletas deram a largada da trilha ecológica marcada pelo desejo de união da Igreja com as comunidades, “para que seja trabalhado a conscientização em preservarmos a nossa casa comum (Amazônia)”, como ressaltou o jovem do comitê da REPAM-Brasil Mailson da Nóbrega.

“Precisamos agir quanto há tempo, cuidar do meio em que vivemos, fazendo um esforço para deixar que as gerações futuras vejam a beleza simples da natureza, que é importante e faz toda a diferença em nossas vidas”.

E esta foi a mensagem levada a 19 comunidades da região: Vila da Chapada, Vila do Mucambo, Molha Pé, Vila do Toledo, Vila do Limondeua, Fazenda Real, Santa Rosa, Vila do Bacuri, Vila do Biteua, Pombal, Cedral, Vila do Piquiateua, Cajueiro, Caranã, Tamixila, Levada, Maratauna, Mirim e João Grande.

“Foi uma experiência que fez aflorar a vontade de mudar, ficamos contentes em passar e receber informações. Ideias e lamentações foram postas, onde as pessoas se entristeceram em contar que querem fazer a diferença, mas não tem apoio da comunidade”, conta Mailson.

Ao ouvir os relatos, o grupo incentivou o desejo de mudança no coração de seus pares, conclamando a todos a não esperarem por outros para promover ações sustentáveis e de cuidado com a vida no planeta, como recolhimento de lixo do chão e reciclagem.

Roda de Conversas

Na última sexta-feira, 18, os jovens reuniram-se no salão da paróquia Nossa Senhora de Nazaré. O ambiente foi decorado com frutas e legumes da região e materiais que foram coletados na pedalada missionária da trilha ecológica realizada semanas antes.

Na ocasião, os participantes do encontro assistiram a um vídeo sobre a REPAM e refletiram sobre o Sínodo para a Amazônia, cujo tema é “Amazônia: novos caminhos para a Igreja e para uma ecologia integral”. Os jovens foram divididos em quatro grupos para debaterem cada um uma pergunta relacionada ao documento preparatório. O grupo debateu duas perguntas ainda pela manhã e as outras na parte da tarde. Antes do intervalo, a presença do padre Rômulo, que deu a bênção aos presentes. Ao final dos debates, na parte da tarde, os jovens dirigiram-se ao mirante na beira-mar da cidade e concluíram o encontro com agradecimentos e momento de mística.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário