COMUNICADO DA REPAM SOBRE A GRAVE SITUAÇÃO NA AMAZÔNIA

São Paulo, Lima e Quito, 25 de agosto de 2019

Nos últimos dias, os incêndios na Amazônia têm tomado dimensões de extrema gravidade. Têm provocado reações em vários países que, por meio de seus governos, expressaram sua preocupação e exigiram uma reação dos governos locais.

A Igreja também levantou sua voz pela Amazônia por meio de seus diferentes organismos. São várias notas publicadas nos últimos dias por diferentes conferências episcopais e pelo próprio Conselho Episcopal Latino-americano/CELAM, que integra todos os bispos da região, bem como a Vida Religiosa, por meio da Confederação Latino-Americana de Religiosos/CLAR, Cáritas América Latina, Adveniat, CIDSE, Civilta Católica, Notícias do Vaticano, Movimento Católico Mundial pelo Clima e etc.

A Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM está ciente de que “atualmente, a mudança climática e o aumento da intervenção humana (desmatamento, incêndios e alteração no uso do solo) estão levando a Amazônia rumo a um ponto de não retorno” (IL 16). Por isso, agradecemos  profundamente a proximidade com a situação crítica em toda a Amazônia, especialmente no Brasil e na Bolívia nos últimos dias, com incêndios de enorme magnitude, e com todo o processo em direção ao Sínodo para a Amazônia, e nos unimos aos diferentes pronunciamentos que, em consonância com o Magistério do Papa Francisco, exortam toda a humanidade a tomar consciência das sérias ameaças desta situação e a esforçar-se por cuidar da casa comum, levantando as suas vozes e encontrando caminhos concretos para uma ação pacífica, mas firme, exigindo que ponha fim a esta situação.

“Maria, a mãe que cuidou de Jesus, agora cuida desse mundo ferido com afeição e dor materna. Assim como ele chorou com o coração trespassado pela morte de Jesus, agora ele sente pena do sofrimento dos pobres crucificados e das criaturas deste mundo devastadas pelo poder humano” (Laudato Si, 241).

Na comunhão sinodal,

Claudio Cardenal Hummes, OFM     Pedro Cardenal Barreto, SJ           Mauricio López

Presidente                                Vice-presidente                    Secretario Executivo