Notícia

A presidência do Regional Nordeste 5 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) emitiu nota neste domingo (29) como forma de denúncia contra a escalada de violência contra as comunidades quilombolas do Maranhão. A nota denuncia o caso do líder quilombola, José Alberto Moreno, assassinado a tiros na última sexta-feira (27), em Itapecuru – Mirim, a 108km da capital, São Luís.

José Alberto Moreno Meneses, conhecido como Doka, é o décimo quilombola assassinato no Maranhão entre os anos de 2020 e 2023.

A REPAM-Brasil manifesta profunda solidariedade e indignação pelo assassinato de mais uma liderança. A Rede reitera, ainda, o apoio e o compromisso com os povos quilombolas e as lideranças que lutam pelos seus direitos e pela defesa da Amazônia.

Confira a nota na íntegra:

NOTA A FAVOR DA VIDA E CONTRA OS ASSASSINATOS NO CAMPO

A Conferência Nacional dos Bispos do Brasil, Regional Nordeste 5 da CNBB, vem a público de forma veemente denunciar a escalada de violência perpetrada contra o povo Quilombola do Maranhão. Repudiamos ao assassinato do quilombola José Alberto Moreno Meneses, o Doka, ocorrido na tarde desta sexta-feira, dia 27 de outubro de 2023, na comunidade quilombola Jaibara dos Rodrigues, no território Monge Belo, município de Itapecuru-Mirim.

Estarrecidos por esses bárbaros crimes, pedimos às autoridades do Estado do Maranhão que FAÇAM JUSTIÇA. Que os órgãos se apressem em resolver as questões agrárias e não deixem que a violência continue matando lideranças e causando tanto sofrimento às comunidades quilombolas no Maranhão.

São Luís, 29 de outubro de 2023.

Dom Gilberto Pastana de Oliveira
Arcebispo de São Luís do Maranhão e Presidente do Regional NE5 da CNBB

Dom Sebastião Lima Duarte
Bispo Diocesano de Caxias – MA e Vice-presidente do Regional NE5 da CNBB

Dom Francisco Lima Soares
Bispo Diocesano de Carolina – MA e Secretário do Regional NE5 da CNBB

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário