As inscrições para os próximos módulos foram reabertas. Os interessados têm até às 14h do dia 17 de julho para se inscreverem na capacitação 

Foto: Reprodução

A arquidiocese de Palmas realizou no último sábado, 10, o primeiro módulo da formação do projeto Guardiões Ecológicos. Mais de 180 pessoas participaram do encontro, que teve como tema “Os Sonhos da Casa Comum”. O evento contou com a participação do secretário executivo da Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM, Irmão João Gutemberg. 

Maria Istélia Coêlho Fôlha, vice-presidente da Cáritas Arquidiocesana de Palmas e secretária do Comitê REPAM Norte 3, conta que o primeiro módulo trouxe questões muito importantes, como a Laudato Si’ e o Sínodo para a Amazônia.  

“Foi um momento muito importante! A Igreja, os cristãos, os leigos e leigas precisam se comprometer e tomar consciência de toda essa problemática que nós estamos vivendo. Todos nós somos convidados a sermos guardiões. Guardar a criação, guardar o sagrado, o cuidado consigo, com o outro e com a casa comum”, ressaltou Istélia.  

Com a iniciativa, a arquidiocese de Palmas pretende capacitar agentes de pastoral para se tornarem multiplicadores do projeto para que possam estimular a consciência ambiental da comunidade tocantinense.  

Serão promovidos, inicialmente, três encontros de formação, na modalidade virtual, por meio da plataforma Microsolt Teams. A formação será certificada pelo Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica). 

Após a conclusão da capacitação, os guardiões formados atuarão em 11 municípios do Estado junto às comunidades.  

Saiba mais sobre o projeto Guardiões Ecológicos aqui 

Para o diácono da arquidiocese de Palmas, Amilson Rodrigues, os encontros de formação são uma oportunidade de conscientização a respeito do cuidado a casa comum. Ele também explica que devido à procura pela formação, a organização do projeto reabriu as inscrições, que agora vão até às 14h de sábado, 17 de julho. Para se inscrever, os interessados devem acessar o link e preencher o formulário.  

O projeto  

A iniciativa é promovida pela arquidiocese de Palmas em parceria com a REPAM-Brasil, a Cáritas Arquidiocesana de Palmas e o Centro Universitário Católica do Tocantins (UniCatólica), por meio da Coordenação da Pastoralidade e do Observatório de Ecologia Integral.  

Próximos módulos

2º Módulo: Os Cuidados da Casa Comum  
Dia: 17/07/2021, sábado.
Horário: 14h30 às 17h30.

Assessoria: Moema Miranda

3º Módulo: – As Ações Práticas dos Cuidados da Casa Comum  
Dia: 24/07/2021, sábado.
Horário: 14h30 às 16h00.
Assessoria: Irmão Afonso Murad

– O Ministério de Guardiões Ecológicos
Horário: 16h00 às 17h30
Assessoria: Dom Carlos Verzeletti 

Comunicação REPAM-Brasil, com informações do UniCatólica

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário