Notícia

O Papa Francisco e seus 10 anos de pontificado foram homenageados na manhã desta terça-feira, 12 de dezembro, em uma sessão solene no plenário Ulisses Guimarães da Câmara dos Deputados, em Brasília-DF. A homenagem foi proposta por um grupo de parlamentares do Congresso Nacional chamado “Fratteli Tutti”, composto por representantes de vários partidos. 

A Rede Eclesial Pan-Amazônica REPAM-Brasil esteve presente na sessão com a participação de assessores e membros da Rede. Representantes de diversas organizações e organismos eclesiais compuseram a mesa de homenagem. Entre eles o Bispo Auxiliar de Brasília, representando a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Dom Denilson Geraldo, a presidente da Conferência dos Religiosos do Brasil (CRB), irmã Eliane Cordeiro de Souza, e a diretora geral das Pontifícias Obras Missionárias (POM) no Brasil, irmã Regina da Costa Pedro, o Secretário Nacional de Economia popular Solidária, Gilberto Carvalho, e a Pastora e Secretária Executiva do Conselho Nacional de Igrejas Cristãs (CONIC), Romi Becker. 

Irmã Eliane Cordeiro, presidente da CRB, destacou que a vida e o testemunho do Papa Francisco ultrapassam as fronteiras da religião católica. “O Papa disse ‘a Igreja é para todos, todos, todos’”, reforçou a religiosa que ainda afirmou que o Santo Padre é um bom pastor, a exemplo de Jesus Cristo. “O Papa reforçou que o pastor deve ter cheiro de ovelhas e vem se firmando com um defensor da paz e contra as guerras”, disse. 

O bispo auxiliar de Brasília (DF), dom Denilson Geraldo, leu a mensagem enviada pela presidência da CNBB, assinada pelo arcebispo de Porto Alegre (RS) e presidente da entidade, dom Jaime Spengler. 

Na mensagem, dom Jaime destacou o modo simples e direto de comunicação do Santo Padre com a Igreja e com a sociedade para que o anúncio do Evangelho chegue a todas as pessoas. “A atenção do Papa se volta especialmente aos pobres”, reforçou outro trecho da mensagem. 

Ir. Regina, diretora da POM, destacou a novidade trazida por Francisco na relação com seu povo. “Celebrar os dez anos do pontificado do Papa Francisco faz com que eu reviva alguns momentos importantes da minha vida. Eu estava em Roma quando o Papa Francisco foi nomeado e lembro muito bem de algo que marcou o início deste pontificado. Foi marcante ver a imagem do Papa Francisco pedindo a bênção de todos aqueles que estavam presentes na Praça de São Pedro, antes mesmo de abençoar a todos. E eu me lembro que naquele momento eu chorei, pois pensei que nunca imaginaria ver um Papa realizando esse gesto de pedir a bênção do seu povo, como bispo de Roma como ele gosta de ser chamado, antes de abençoá-los”, lembrou. 

Assista na íntegra da homenagem aos 10 anos do pontificado do Papa Francisco: 

Comunicação REPAM-Brasil com informações da CNBB e POM. 

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário