Pastorais, movimentos e serviços sociais e os conselheiros de direitos da diocese de Roraima estiveram reunidos no último sábado, 12, em Boa Vista/RR, com o objetivo de integrar e planejar o ano de 2019 à luz da Campanha da Fraternidade deste ano, do Sínodo para a Amazônia, do Plano Diocesano de Evangelização e do Evangelho.

“Com unidade, planejamento e organização, caminhamos na defesa e promoção da vida”, partilha irmão Danilo Bezerra, membro do comitê local da Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil, em Roraima.

Assim como indicava a proposta do encontro, o planejamento da atuação das pastorais, serviços e ministérios da diocese teve como ponto de partida as prioridades já contidas no Plano Diocesano de Evangelização. São eles: formação e incidência política à luz da fé; renovada ação pastoral junto aos povos indígenas, migrantes, pequenos agricultores, ribeirinhos e mundo urbano; conversão ecológica a caminho de uma ecologia integral; protagonismo dos leigos e leigas nas comunidades e na sociedade; projeto diocesano de iniciação à vida cristã.

Cartaz da CF 2019

Irmão Danilo relata que foram definidas e aprofundadas como ações e processos a integração da dimensão fé e política e políticas públicas; um curso de Políticas Públicas e incidência política; estratégias de comunicação; Romaria da Terra e das Águas; migrações, tráfico humano e atuação em redes com seminários sobre direitos humanos e atuação em redes; educação ecológica integrada; curso de polinizadores em parceria com o Fórum de Mudanças Climáticas; e o Projeto Politicando, de formação.

A ideia, segundo irmão Danilo, é retomar o planejamento em outro encontro, para dar continuidade à definição das ações. “Estamos caminhando de forma muito integrada. Uma das ações permanentes é o curso de polinizadores e parceria com o Fórum sobre Mudanças Climáticas. A REPAM e a Cáritas ficaram responsáveis pela articulação”, conta.

“Entendemos que, neste processo, a REPAM, que é presença, contribui enormemente, tecendo redes de fraternidade, solidariedade, justiça e paz. Somos todos/as Pastorais Sociais! Somos todos/as REPAM! Somos todos/as Igreja, na resistência e na luta!” – Irmão Danilo

A REPAM de Roraima deve concluir seu planejamento no início de fevereiro.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário