Encerrou-se, na manhã desta quinta-feira (18), o encontro do Comitê Ampliado 2021 da Rede Eclesial Pan-amazônica – REPAM-Brasil. Colaboradores, representantes dos eixos e comitês da Rede, bispos da Amazônia, secretários regionais e convidados participaram, de modo on-line, do encontro que refletiu sobre a caminhada de 2021 e apontou caminhos para a próximo ano à luz das reflexões sobre Redes e Sinodalidade.  

Participaram também, representando a secretaria da Rede Eclesial Pan-amazônica – REPAM, o secretário executivo, Irmão João Gutemberg, e o secretário adjunto, Rodrigo Fadul, que abriu o diálogo com os relatos e informes das atividades e ações da REPAM. 

Acompanhe as discussões do primeiro dia da reunião do Comitê Ampliado aqui 

As ações e atividades realizadas pela Rede também foram apresentadas durante o encontro. Conduzida pela analista de projetos da REPAM-Brasil, Arlete Gomes, a apresentação trouxe dados, relatos e os impactos das ações e atividades realizadas e apoiadas pela REPAM-Brasil na Amazônia.  

Em outubro, a secretaria executiva da REPAM-Brasil realizou um processo de escuta e avaliação com os Eixos e Comitês da Rede. A síntese das escutas e avaliações também foram apresentadas ao grupo. O consultor Leon Souza, responsável pela sistematização, apresentou os dados coletados. 

Os participantes realizaram um momento de diálogo em grupos, a partir da pergunta “que elementos sinalizam que atuamos de forma sinodal e em rede e o que vislumbramos na perspectiva de redes e sinodalidade para os próximos períodos da REPAM-Brasil?”. Foram 6 grupos, que em seguida partilharam brevemente, em plenária, os principais pontos dos diálogos. 

Após a discussão do grupo, os participantes apresentaram as principais reflexões e as propostas de ação para o próximo ano. A síntese, apresentada pelos assessores Rezende Bruno Avelar e Moema Miranda, destacou as reflexões realizadas no primeiro dia de diálogo e nos grupos de trabalho.  

A diretora executiva da REPAM-Brasil, Irmã Maria Irene Lopes, finalizou os trabalhos com a apresentação da escuta sobre o serviço da Articulação da Rede, realizada em outubro junto aos assessores, eixos e comitês, além dos próximos passos da Rede, que serão definidos a partir das reuniões de avaliação e planejamento e Assembleia, que será realizada em junho de 2022. 

Comunicação REPAM-Brasil 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário