Em convite ao engajamento pela defesa da Amazônia, a Rede Eclesial PAn-Amazônica REPAM-Brasil lançou neste sábado, 14 de agosto, durante a live Juventudes e Compromisso com a Casa Comum, a campanha de engajamento #JuventudesPelaAmazônia. A ação segue até 5 de setembro, dia em que se celebra o Dia da Amazônia. 

A iniciativa protagonizada pelas juventudes pretende articular adolescentes e jovens da região amazônica pela promoção e defesa da Amazônia e seus povos, além de chamar atenção para o desmatamento, garimpo ilegal e ameaças na região.  

A campanha de engajamento é uma das ações do projeto apoiado pela REPAM-Brasil, que contempla formação, articulação e gestos concretos nos territórios. 

Realizar ações concretas nos territórios é uma proposta que nasceu do processo de formação, realizado em 2020, com o Fórum On-line Querida Amazônia. Promovido pela articulação das juventudes da REPAM-Brasil, ele teve como proposta estimular e animar os jovens a conhecerem e trabalharem a encíclica Laudato Si’ e a beberem mais do Sínodo para a Amazônia, das propostas, e se tornarem multiplicadores nas bases. 

Foram três atividades sobre a Laudato Si’ e três sobre o Sínodo, cada um com uma dupla de regionais que compõem a Amazônia brasileira. Ao final, foi encaminhado que cada regional, em 2021, realizasse um gesto concreto como fruto do processo formativo na perspectiva da consciência ecológica e socioambiental. 

Campanha  

Até 5 de setembro, serão realizadas diversas ações nas redes sociais da REPAM-Brasil. Entre elas, a divulgação de imagens e vídeos que expõem os problemas e ameaças na região.  

Nos territórios, com seus grupos e organizações, as juventudes são convidadas a organizarem gestos que testemunhem o cuidado com a “nossa casa comum”: coleta seletiva, limpeza de rios e nascentes, plantio de árvores, entre outras ações que sejam importantes e necessárias em cada realidade local. 

No Dia da Amazônia, os adolescentes e jovens são convidados a compartilhar imagens e vídeos que evidencie o seu gesto de compromisso e cuidado com a Casa Comum nas redes sociais usando a hashtag #JuventudesPelaAmazônia.  

Comunicação REPAM-Brasil  

3 Comentários

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário