Notícia

Durante o evento, na manhã deste domingo, 15, a Rede apresentou a Campanha #EuVotoPelaAmazônia

Por Rosa M. Martins

REPAM-Brasil

A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) participou nos 14 e 15 de maio do Seminário Encantar a política, realizado no Centro Cultural de Brasília. Representaram a Rede, pe. José Boing, missionário do Verbo Divino, membro do Eixo Direitos Humanos e da secretaria da Campanha “A vida por um fio”, das comunidades e lideranças ameaçadas (REPAM- Brasil) e diretor da Vivat Internacional, de Santarém-PA e a articuladora da Rede, Dorismeire Almeida de Vasconcelos, da diocese de Xingu-Altamira, PA.

De acordo com Vasconcelos o projeto Encantar a política pretende alcançar a mente, a alma e o coração dos cidadãos e cidadãs brasileiras e despertar a consciência sobre a importância do cuidado da Casa Comum, o que significa responsabilidade política. “O projeto quer despertar cada eleitor, cada eleitora para ajudá-los a discernir o melhor programa de governo em defesa da vida dos povos e territórios e um plano de governo que responda às políticas necessárias para o bem-viver do povo brasileiro”, explicou.

Ainda segundo Dorismeire, “o processo de encantamento da política se dá por meio do encontro, do diálogo que desperta a consciência de pensar que país queremos e precisamos”.

O pe. José Boeing enfatizou a importância de participar de um seminário desta categoria, “organizado pelas pastorais e movimentos e apoiado pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Segundo ele, vivemos momentos difíceis, de muitas perseguições e a campanha eleitoral poderá ser muito complexa e violenta. O encantamento da política, segundo ele, requer um trabalho conjunto de todas as dioceses, paróquias e pastorais sociais em vista de formar os comitês locais da campanha, inclusive do comitê contra a corrupção eleitoral e tantos outros movimentos de fortaleza. “Na Amazônia é fundamental que todas as dioceses, paróquias, Pastorais Sociais, Comissão Justiça e Paz, movimentos organizados possamos fazer um trabalho de formiguinha indo às bases, fortalecer, esclarecer, mostrar que a política é o bem comum, que é uma força grande para a cidadania, para o serviço da caridade. Precisamos combater esse modelo de destruição da democracia. Neste sentido, o caderno “Encantar a política é orientativo e, convido a todos, principalmente ao Norte 2, do qual faço parte, a participarmos ativamente desta campanha eleitoral.

Campanha #EuVotoPelaAmazônia

Estiveram presentes no seminário, a diretora executiva da REPAM- Brasil, Irmã Irene Lopes, Irmã Rosa M. Martins, da Comunicação e Leon Souza, diretor de engajamento da Casa Galileia, o qual falou, em nome da REPAM, juntamente à Irmã Irene Lopes sobre os objetivos da Campanha #EuVotoPelaAmazônia, entre eles ajudar os cristãos e a sociedade em geral a refletir sobre a importância de eleger políticos e governos comprometidos com a Ecologia Integral, a agroecologia, a justiça socioambiental, o bem-viver e os direitos dos povos e de seus territórios.

Acesse: #EuVotoPelaAmazônia

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário