As instituições de ensino superior (IES) do Brasil contam, desde a última semana, com uma plataforma de orientação para que sejam incluídas as pautas socioambientais e amazônicas no ambiente universitário. A Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM, junto com o Setor Universidades da Comissão Episcopal Pastoral para a Cultura e a Educação da CNBB, a Associação Nacional de Educação Católica do Brasil/ANEC e o Observatório de Justiça Socioambiental Luciano Mendes de Almeida/OLMA, lançaram a agenda Universidades & Amazônia 2019-2029.

O acordo assinado durante o V Congresso Nacional de Educação da ANEC, em 25 de março, prevê uma agenda organizada nas seis dimensões consideradas representativas nas instituições de ensino superior e que são essenciais para a promoção da consciência ecológica, a partir da proposta da encíclica do papa Francisco Laudato si’ – sobre o cuidado da casa comum. são elas o ensino, a extensão, a pesquisa, a comunidade, a pastoral e os professores e colaboradores.

“Com esse lançamento nós conseguimos propor alguns objetivos e metas que podem ser cumpridos pelas IES católicas pelo país, na formação de uma comunidade universitária, no comprometimento com a Igreja na Amazônia, através da responsabilidade social com o bioma amazônico. E os objetivos e metas devem ser cumprido pelas entidades neste arco de dez anos”, explica a diretora executiva da REPAM-Brasil, irmã Maria Irene Lopes dos Santos, recordando o período de implementação da agenda entre 2019 e 2029, o qual está compreendido dentro do prazo proposto no contexto dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas/ONU.

Rodrigo Fadul, membro da REPAM-Brasil, comentou sobre a expectativa da pauta socioambiental estar presente na realidade do ensino superior. Ele lembra que o Grupo de Trabalho Universidades e Amazônia, que gerou a ideia da agenda, viu a necessidade de uma orientação melhor para articular os trabalhos em vista das pautas socioambientais e amazônicas que as instituições já fazem.

“A agenda se constituir nessa proposta para que as IES possam elaborar seus planos de trabalho local e que nós possamos estar em comunhão com a Igreja do mundo inteiro, que trabalha os temas ligados à Laudato Si’, e trazendo a reflexão amazônica para o nosso país. Para que esta pauta seja uma pauta prioritária dentro da perspectiva do ensino, da pesquisa e da extensão nas instituições de ensino superior”, disse Rodrigo.

Há um fórum permanente da agenda Universidades & Amazônia que é formado pelas entidades que propuseram o projeto. As instituições de ensino superior poderão contar com este fórum para dinamizar as ações planejadas em âmbito local, contando, por exemplo, com cursos, acervo de material de apoio, orientações e acompanhamento.

O desejo é integrar, incluir, reconhecer, mobilizar, aproximar e divulgar as pautas socioambientais nas agendas acadêmicas das IES, a fim de ampliar o compromisso e a responsabilidade socioambiental com a vida de todos e das futuras gerações.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário