Notícia

Evento começou no dia 18 de maio e segue até 18 de junho com uma série de atividades 

A Universidade Católica de Santos (Unisantos) celebra o Mês da Ecologia Integral Laudato Si’ com uma série de atividades dedicadas aos temas da Ecologia Integral e da justiça socioambiental, integrando os Objetivos do Desenvolvimento Sustentáveis (ODS), propostos pela Organização das Nações Unidas (ONU). 

Com o tema é “Esperança para a Terra, Esperança para a humanidade”, inspirado na Semana Laudato Si’, evento que celebra o oitavo ano da Encíclica do Papa Francisco sobre o cuidado com a casa comum, o Mês da Ecologia Integral Laudato Si’ é uma iniciativa da Pro-Reitoria de Pastoral da Unisantos.

“As atividades serão um momento privilegiado para discutirmos, como comunidade acadêmica, o conceito de “Ecologia Integral” cunhado pelo Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si´”, explica o prof. Me. Marcos Medina Leite, reitor da Unisantos. 

Nesse sentido, o Papa alerta: “Quando falamos de meio ambiente, fazemos referência também a uma particular relação: a relação entre a natureza e a sociedade que a habita. Isto impede-nos de considerar a natureza como algo separado de nós ou como uma mera moldura da nossa vida”. 

O documento pontua que “não há duas crises separadas: uma ambiental e outra social; mas uma única e complexa crise socioambiental. As diretrizes para a solução requerem uma abordagem integral para combater a pobreza, devolver a dignidade aos excluídos e, simultaneamente, cuidar da natureza”, explica Medina. 

Os encontros vão apontar, ainda, ações que podem ser assumidas pela comunidade acadêmica no contexto de sua ação na Região Metropolitana da Baixada Santista, Litoral de S. Paulo, com sua diversidade ecológica formada pela Mata Atlântica e por uma extensa bacia hidrográfica, região altamente suscetível às questões das mudanças climáticas. 

Programação  

O Mês da Ecologia Integral começou no dia 18 de maio, com o encontro do bispo referencial da Pastoral Indigenista do Regional Sul 1, Dom Manuel Ferreira Jr, com lideranças indígenas da Baixada Santista. À noite, Do Manuel proferiu a conferência: “Laudato Si: pela plenitude da vida e convergência com as questões indígenas”. O evento contou com a presença do bispo diocesano de Santos, e Chanceler da Unisantos, Dom Tarcísio Scaramussa, SDB. Veja nas imagens:

Confira a programação:  

18/05 a 30/06 – Exposição Mudanças Climáticas e o Desafio da Ecologia Integral: painéis com relatórios do IPCC sobre Mudanças climáticas ao redor do planeta e da CETESB sobre impacto de eventos ambientais nas cidades da Região Metropolitana da Baixada Santista, a partir de estudos feitos nos relatórios do IPCC. 

19/05 – Seminário América Latina, Instituições e a Sustentabilidade Socioeconômica 

21 a 28/05 – Atividades da Semana Laudato Si´: 

  • De Segunda à Sexta-feira: sessões do Filme A Carta (sobre encíclica Laudato Si) com alunos da Graduação de todos os cursos. 
  • Encontro de crianças do projeto Estação Ciências (Projeto de Extensão da Unisantos) com estudantes da Universidade Católica da Colômbia. Na ocasião, as crianças entregaram cartinhas sobre as situações do meio ambiente na cidade de Santos. Crianças da Colômbia receberão essas cartinhas e, por sua vez, escreverão cartas sobre situações ambientais na Colômbia que serão entregues em Santos no mês de setembro, no evento preparado para o “Tempo da Criação”. 

29/05 – Simulação da Assembleia das Nações Unidas: Conflito na Ucrânia, Crise Humanitária e Dilemas Geopolíticos (Alunos do curso de Relações Internacionais) 

30/05 – Oficinas UNISANTOS Conecta e o Meio Ambiente 

31/05 e 1/06 – Seminário Agenda 2030: Implementação e repercussões na Baixada Santista 

5/06 – 1º. Seminário de ODS da Baixada Santista: Os Avanços dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável na Região 

8 a 18/06 – Exposição Transbordar: Década dos Oceanos 2021-2031 

A Unisantos integra ainda o pool de universidades que coordena o projeto “Água, fonte de vida”, um curso de extensão universitária, em modo remoto, da Pastoral da Ecologia Integral do Regional Sul.  

Saiba mais sobre o Mês da Ecologia Integral Laudato Si’ no link www.unisantos.br 

*Comunicação REPAM-Brasil com informações e fotos da Unisantos

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário