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Cardeal Czerny: CEAMA, “uma semente de esperança que brota de um processo de escuta e acompanhamento dos povos” .

Por Luis Miguel Modino

O prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral refletiu sobre “ Viver e cuidar do processo eclesial da Amazônia ”. Fê-lo com base no texto de Lc 5, 37-38 em que Jesus pede odres novos para vinho novo. Em suas palavras, recordou a recente visita ao seu Dicastério de Redes Eclesiais, na qual estiveram presentes “as vidas e as vozes dos territórios”, que não hesitou em qualificar como um privilégio, pois “uma visita nos fez muito do bem porque no momento que vivemos como corpo da Santa Sé a serviço da Igreja, nos permitiu uma experiência de encontro, escuta e busca de possibilidades para caminharmos juntos diante dos desafios do nosso tempo ”, um momento de partilha e troca.

“Viver e cuidar do processo eclesial na Amazônia”

O cardeal recordou as palavras de Marcivana Sateré, líder indígena residente em Manaus, durante aquela visita, na qual disse que “nossa identidade vem do território” e chamou a “reconhecer o rosto de Deus no rosto dos indígenas pessoas . ” A partir daí, expôs a importância de acompanhar e apoiar os processos eclesiais na Amazônia, com o chamado para cuidar desses biomas e como a sinodalidade se desloca da Igreja particular para a universal, concluindo com alguns questionamentos sobre os desafios para o CEAMA.

CEAMA, uma proposta do Sínodo para a Amazônia

Recordando o que consta do Documento Final para a Amazônia, sua recepção pelo Santo Padre, com o apelo a continuar este processo e seu aprofundamento na Querida Amazônia, o Cardeal Czerny destacou que a CEAMA é uma proposta desse  Sínodo .

Os documentos que surgiram do Sínodo “não pretendem ter a última palavra”, insistiu. Isso porque “as questões tratadas são fruto de um vivo discernimento, porque  emanam das vozes de denúncia e anúncio no território e porque fazem parte de uma experiência de encarnação eclesial  que continua em movimento neste lugar teológico, a Amazônia como ‘locus’, como o próprio Papa afirmou”. Nesse sentido, o “compromisso de refletir e buscar uma experiência de convergência a partir da diferença” é consequência do fato de a Amazônia e seus povos serem fonte de vida, assim como das múltiplas ameaças e sonhos expressos pelo Papa Francisco. na Querida Amazônia.

Povo de Deus de olhos abertos

Uma assembléia da CEAMA que se reúne como  Povo de Deus de “olhos abertos” e abertos aos horizontes do Espírito . O cardeal recordou o cardeal Claudio Hummes, “o primeiro presidente e incansável promotor da CEAMA”, que sempre “insistiu que a Igreja só terá cumprido sua missão neste território quando os povos e aqueles que habitam este território forem sujeitos de sua história”.

O prefeito do Dicastério para o Serviço do Desenvolvimento Humano Integral destacou que a palavra mais repetida no Documento de Aparecida é vida, mais de 600 vezes, chamando que “as atividades pastorais devem levar uma mensagem de esperança a quem sofre com as tantas faltas , dores e obstáculos que enfrentam ”, disse uma pastoral do Bom Samaritano, “curvando-se diante dos que estão feridos em nosso mundo, carregando-os em nossos ombros e contribuindo com o que for necessário para que possam se reerguer e recuperem a sua dignidade de filhos amados.

Missão desde a identidade batismal

Quando a missão nasce da nossa identidade baptismal, isto significa «restituir a todo o Povo de Deus a plena dignidade de ser agentes activos da evangelização», como recorda a Evangelii Gaudium. Por isso, nos diversos documentos do atual Magistério Pontifício, se lança um desafio, segundo o cardeal: “reformar as estruturas eclesiais de modo que incorporem o sentido ministerial da diversidade do povo de Deus e, portanto, a presença dos  leigos na vida e na missão da Igreja em todos os níveis ”.

A partir daí, ele vê a sinodalidade como “a expressão de várias sinergias e carismas que convergem na comunhão e na unidade”, o que exige  um modo de ser Igreja “onde todo e qualquer ser humano e tudo o que é criado tem seu lugar” . Isso significa que “para viver a alegria da salvação é preciso deixar para trás os odres velhos”, que ele identificou com o clericalismo e uma mentalidade auto-referencial e dominante. A partir daí chamou todos a “’ser e fazer’ a Igreja de Jesus, sempre nova, a partir da diversidade de ministérios e carismas”. Para isso, é preciso identificar as estruturas obsoletas que impedem a “comunhão fraterna e desvinculadas de sua missão, se entrincheiram”.

Expressão CEAMA de odres novos

Nesta perspectiva, vê o CEAMA como “ uma semente de esperança que brota de um processo de escuta e acompanhamento dos povos ”, uma “expressão de odres novos para poder acolher o vinho novo que brota do acompanhamento ao território”, que expressa, como mostra a composição desta assembleia, “a unidade na diversidade de nossa Igreja e seu apelo a uma práxis sinodal cada vez maior”. O cardeal vê a CEAMA como algo que “quer ser uma boa notícia e um instrumento para dar vida aos frutos do Sínodo associados às questões orgânico-eclesiais”.

Por isso, apelou à “necessidade de conscientizar as Américas sobre a importância da Amazônia para toda a humanidade”, estabelecer “ uma  pastoral conjunta com prioridades diferenciadas para criar um modelo de desenvolvimento que favoreça os pobres e sirva aos bons .”comum ”, como diz Aparecida. Também para “apoiar, com os recursos humanos e financeiros necessários, a Igreja da Amazônia para que continue a anunciar o Evangelho e desenvolver seu trabalho pastoral na formação de leigos e sacerdotes”, encorajando-os a “trabalhar intensamente para que a CEAMA seja um instrumento vivo da Igreja como o Cardeal Hummes pediu com sentido profético”.

Por fim, insistiu em não ser “complacente consigo mesmo ou dar espaço a um mínimo de interesse próprio, pessoal ou coletivo. Não podem tolerar incoerências, infrações ou desvios deste nobre caminho eclesial”, pedindo ao Senhor da vida “que  nos renove com o seu Espírito e nos dê a alegria da sua salvação ”.

Esteja atento aos sinais da vinda do senhor

Anteriormente, na Eucaristia a que presidiu, onde recordou a figura de Edith Stein e a importância do Dia dos Povos Indígenas, afirmou, recordando o Salmo 118, que “para perscrutar o passado, para melhor compreender o presente, precisamos iluminá-lo com a Palavra de Deus”. Além disso, à luz do texto evangélico, destacou como Jesus quis “ ensinar aos seus discípulos a importância de estarem atentos aos sinais que acompanham a vinda do Senhor ”.

Nas palavras de Jesus, segundo o Cardeal Czerny, “não há intenção de perturbar, de induzir ao medo, mas apenas a revelação de uma verdade divina”, mostrando que a nossa resposta de amor ao Senhor “não pode ser delegada ou assumida por outros. É o que configura nossa identidade e se você não investir no amor, sua vida é uma tocha apagada. Para isso, é necessário “ sair de nossas zonas de conforto e encontrar coragem para permitir a Deus a liberdade de agir em nós no novo ”.

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