Foto: Renan Rosário

Em vista do Sínodo para a Amazônia que ocorrerá em outubro próximo, no Vaticano, foi realizado, em Belém/PA, o Seminário de Escuta das Universidades, nos dias 28 e 29 de janeiro. O encontro ocorreu no campus principal da Universidade Federal do Pará/UFPA, às margens do Rio Guamá, e contou com a presença de diversas personalidades entre bispos, religiosos, professores e pesquisadores. Ao todo, mais de 100 pessoas participaram do evento nos dois dias da programação.

A escuta da comunidade acadêmica, que recebeu o nome de “Retratos da Amazônia: o acadêmico e o eclesial em diálogo”, foi fruto de uma parceria entre o regional Norte 2 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil/CNBB com a Rede Eclesial Pan-Amazônica/REPAM-Brasil, a arquidiocese de Belém e a UFPA, através da Pró-Reitoria de Extensão. A diocese de Cametá/PA, a prelazia do Marajó/PA, os campi da UFPA de Cametá e Soure e o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos/NAEA apoiaram o evento.

A programação iniciada na segunda-feira, 28, contou com mesa de abertura e uma apresentação artística feita por uma universitária que de modo performático recitou a canção ‘Estrela Luminosa’, de Altay Veloso.

Participaram da mesa de abertura o reitor da UFPA, professor doutor Emanuel Zagury Tourinho; o bispo de Óbidos/PA e presidente do regional Norte 2 da CNBB, dom Bernardo Johannes Bahlmann; o arcebispo metropolitano de Belém e vice-presidente da CNBB Norte 2, dom Alberto Taveira Corrêa; e o bispo emérito do Xingu e coordenador da REPAM-Brasil, dom Erwin Kraütler.

Em mesas temáticas,os palestrantes apresentaram painéis com dados e informações acadêmicas. Entre os temas abordados, estiveram: o direito, o território, a diversidade, identidade e sabedoria dos povos amazônicos; a presença da Igreja na Amazônia; e a espiritualidade dos povos amazônidas.

Autoridades civis também estiveram no encontro, entres eles o procurador federal de Justiça, Felício Pontes, que, ao lado de dom Erwin, falou sobre as questões jurídicas e legais dos povos da floresta.

Foto: Renan Rosário

De acordo com o dom Bernardo Bahlmann, o encontro favoreceu um diálogo histórico entre as duas instituições. “Igreja e Universidade já possuem ao longo da história diálogos pontuais, mas este evento é um marco histórico na nossa caminhada e acontece num momento bonito, sinodal de nossa Igreja. Não estamos, portanto, no fim da caminhada, estamos escutando a todos no início de um sínodo, isso é importante ressaltarmos”, disse.

O pró-reitor de Extensão da UFPA, professor doutor Nelson de Souza Júnior, reafirmou o sucesso do evento e abriu caminhos para mais encontros deste tipo. “Penso que devemos expandir estes momentos, estes encontros, pensar talvez em levar para outras regiões do nosso estado afim de que todos enxerguem conosco, Igreja e Universidade, a  riqueza amazônica e os trabalhos desenvolvidos por nós”, afirmou.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário