Entre os dias 19 e 21 de junho, a CNBB Regional Norte 2 realiza o Seminário das Pastorais Sociais, reunindo representantes de diferentes iniciativas e organismos eclesiais em um espaço de comunhão, escuta e compromisso com a transformação social.

Inspirado pela Doutrina Social da Igreja, o encontro tem como objetivo aprofundar a caminhada das Pastorais Sociais, refletir sobre os desafios e as urgências presentes nos territórios amazônicos e fortalecer a presença ativa da Igreja na construção de uma sociedade mais justa, fraterna e solidária.
O seminário propôs um olhar atento às dores e aos desafios vividos pelos povos da Amazônia, reafirmando o compromisso com a defesa da vida, da dignidade humana e do cuidado com a Casa Comum. A partir da partilha de experiências e da escuta mútua, os participantes buscam fortalecer redes de solidariedade e esperança.
“A diversidade da nossa expressão sócio-transformadora é o que nos impulsiona e nos anima a seguir firmes, fortalecendo os laços de solidariedade e esperança”, destaca a organização do encontro.
A Rede Eclesial Pan-Amazônica (REPAM-Brasil) esteve presente no seminário, representada por Joana Menezes, articuladora da rede. A participação reafirma o compromisso da REPAM com o fortalecimento das Pastorais Sociais e com a promoção de uma Igreja sinodal, comprometida com a defesa dos direitos dos povos amazônicos, a justiça socioambiental e o cuidado integral com a Casa Comum.

